Apoio Cultural
Eventos

Jornalista e compositor lança livro de contos na quadra da Mocidade Alegre

“Acerto de contas”, de Paulo Fabião traz contos que mostram a vida em sociedade, futebol e carnaval por um ângulo diferente


O jornalista, compositor e escritor Paulo Fabião lança seu primeiro livro, Acerto de Contas, no dia 05 de fevereiro, às 17h, na quadra da Mocidade Alegre – tradicional escola de samba da capital paulista e sete vezes vencedora do carnaval. O livro traz crônicas sobre diversos assuntos, marcadas sempre pela narrativa direta e o olhar crítico da sociedade.

Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, Paulo Fabião, 25, também compõe sambas-enredo e lança agora seu primeiro livro. Trajetória normal, se não fosse um pequeno detalhe: Fabião é deficiente físico desde o nascimento devido há falta de oxigenação no cérebro pós-parto, que afetou sua parte motora inferior.

O livro "Acerto de contas" reúne 34 contos, crônicas e histórias curtas dos mais variados temas, misturando ficção e realidade, sendo que o fictício parece real e vice e versa. Futebol, política, cotidiano e, claro, carnaval e mulher bonita estão presentes no livro. “A minha intenção foi escrever um livro ácido, bem humorado e de leitura agradável e rápida, para ser lido no ônibus, na fila do banco, ou até mesmo no banheiro em momentos de aperto”, resume, bem humorado, o autor.

A escolha do local de lançamento vai ao encontro a um dos temas mais trabalhados no livro, o carnaval. Fabião é apaixonado por carnaval e pela sua escola Morada do Samba, como é popularmente conhecida a Mocidade Alegre, que neste ano terá como enredo o centenário de Jorge Amado sob a luz de sua obra preferida, Tenda dos Milagres. “Para nós, é uma honra poder participar do lançamento de um livro de um membro tão ativo na nossa comunidade, que está sempre presente nos ensaios. Nosso fundador, Juarez da Cruz, sempre teve a intenção de unir cultura, meio acadêmico e samba. Conseguimos!”, relata Sidnei França, carnavalesco da escola.

Um de seus melhores contos é aquele que retrata como conheceu aquela que viria a ser a rainha da bateria de sua escola de coração, Aline Oliveira, recentemente coroada pela direção da Mocidade.

A motivação para escrever o livro está também no fato de servir de estímulo para que outros portadores de necessidades especiais saiam às ruas e vençam suas limitações, e também para que a sociedade em geral passe a ser mais inclusiva: "A cadeira de rodas não é uma limitação para o cadeirante, mas para a sociedade, que devido ao preconceito, o vê de forma limitada", completa Fabião.

Ariane Camilla
Serviço:
“Acerto de Contas”, de Paulo Fabião
Editora: Physis
Preço: R$,15,00
Gênero: Contos
Lançamento Domingo, 05 de fevereiro
Local: G.R.C.E.S. Mocidade Alegre
Avenida Casa Verde, 3498 – Limão
Horário: 17h

Apoio Cultural

Escola de Samba Mocidade Alegre
Studio Moderno

 

 

  [voltar]

 Resolução Mínima de 800x600 © Copyright 2007, Studio Moderno
desenvolvido por MubDesign